[Seminário Integrador]
Observatório da Educação na Chapada: escrileituras em Mato
“Escrileituras:
Um modo de ‘ler-escrever’ em meio à vida” é um projeto interinstitucional com
financiamento CAPES/INEP pelo Programa Observatório da Educação. A coordenação
geral é feita pela Professora Dra. Sandra Mara Corazza (UFRGS). Além do Núcleo
UFRGS, participam os núcleos da UFPel, UNIOESTE e UFMT, sendo este
coordenado pelo Prof. Dr. Silas Borges Monteiro.
No âmbito deste projeto, os conceitos de leitura e escrita são compreendidos para além de um domínio dos códigos lingüísticos e passam a ser pensados como práticas que acontecem de diferentes modos, como ações criadoras de sentido que variam de acordo com os processos de individuação de cada leitor/escritor. Nessa perspectiva, o trabalho implica, necessariamente, o campo das vivências, dos sentidos, das sensações ou invenções, entendendo cada leitor/escritor como autor de significação, ampliando as possibilidades de uso dos diversos tipos de linguagem, o que trás diferentes alternativas para as relações com a leitura, com a escrita, com as artes, com a filosofia e com a vida. Essa modalidade de ação propõe a experimentação como condição de aprendizagem e justifica-se como experiência de processo produtivo que possibilita outros modos de pensar as vivências no campo das individuações, assim como diferentes modos de expressão e de ordenação do que está sendo construído na aprendizagem como um todo.
Nos dias 23, 24 e 25 de abril, o Núcleo UFMT será sede do Seminário Especial “Observatório da Educação na Chapada: Escrileituras em Mato”, encontro anual do projeto, e oferece 120 vagas gratuitas aos professores da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, com uma certificação 15 horas de atividades.
As inscrições serão realizadas nos dias 10 e 11 de abril, nos períodos matutino (das 8h às 11h) e vespertino (das 14h às 17h) na sala 40 do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.
Informações: escrileiturasufmt@gmail.com
No âmbito deste projeto, os conceitos de leitura e escrita são compreendidos para além de um domínio dos códigos lingüísticos e passam a ser pensados como práticas que acontecem de diferentes modos, como ações criadoras de sentido que variam de acordo com os processos de individuação de cada leitor/escritor. Nessa perspectiva, o trabalho implica, necessariamente, o campo das vivências, dos sentidos, das sensações ou invenções, entendendo cada leitor/escritor como autor de significação, ampliando as possibilidades de uso dos diversos tipos de linguagem, o que trás diferentes alternativas para as relações com a leitura, com a escrita, com as artes, com a filosofia e com a vida. Essa modalidade de ação propõe a experimentação como condição de aprendizagem e justifica-se como experiência de processo produtivo que possibilita outros modos de pensar as vivências no campo das individuações, assim como diferentes modos de expressão e de ordenação do que está sendo construído na aprendizagem como um todo.
Nos dias 23, 24 e 25 de abril, o Núcleo UFMT será sede do Seminário Especial “Observatório da Educação na Chapada: Escrileituras em Mato”, encontro anual do projeto, e oferece 120 vagas gratuitas aos professores da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, com uma certificação 15 horas de atividades.
As inscrições serão realizadas nos dias 10 e 11 de abril, nos períodos matutino (das 8h às 11h) e vespertino (das 14h às 17h) na sala 40 do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.
Informações: escrileiturasufmt@gmail.com
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