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Oficinas de Transcriação

Didática da Invenção

A partir da leitura de Manoel de Barros, objetivou-se que, estando atentos para deslocamento do sentido usual das palavras que é característico do estilo do poeta, fosse explorada a polissemia de verbos ligados à temática da saúde, a partir da Oficina de Transcriação, sendo instigada a criação, a experimentação e a invenção por parte dos alunos, não nos aliando a modelos normalizantes e patologizantes de trabalhar a saúde no contexto escolar. Participaram da Oficina os alunos do 9° ano B da escola Paciana Torres de Santana. A Oficina foi elaborada e executada pelos integrantes do EFF: Aline LimaCarlos Augusto SantosVanessa Proença e Vithória Duarte, no dia 18/02/2014.






Fantasias em cores, sabores e texturas

Partiu de pressupostos ligados ao convite de Deleuze e Guattari, para a experiência do próprio corpo e a criação de um corpo sem órgãos. Na oficiana, a alimentação se torna um acontecimento da ordem do que está fora do ordinário, com potencial poético, em oposição às modelizações medicalizadoras típicas do debate Educação e Saúde. Participaram das oficinas alunos do curso de nutrição da UFMT, os usuários da Unidade de Saúde da Família Ouro fino, os participantes da I Semana Acadêmica de Saúde Coletiva da UFMT e os alunos da Escola Estadual Paciana Torres de Santana. Foram 4 oficinas de 10 horas-aula cada.











[Fotos por Polyana Olini, Ângela Fontana e Eliete Lopes]


Oficinas de Educação em Saúde

As oficinas de Educação em Saúde foram realizadas na Escola Estadual Paciana Torres de Santana. O foco foi na formação de estudantes das turmas de EJA e alunos de Graduação em Saúde Coletiva da UFMT. Foi realizada na Escola Estadual Paciana Torres de Santana em 2011. Com carga horária de 10 horas-aula.

A voz que ensina

Abordou questões de cunho didático, filosófico e fisiológico relacionadas ao uso da voz pelo educador, não como ferramenta de trabalho do professor, mas como aquela que tipiamente compõe a cena da sala de aula. Seus pressupostos partem de Derrida e Nietzsche. Foi realizada na Escola Estadual Paciana Torres de Santana, em 2011. Com carga horária de 10 horas-aula.



[Fotos por Caio Freire]

Bricolagem

Daqui se diz de máquinas desejantes. Cada criança participa com suas pequenas máquinas. "É assim que todos somos "bricoleurs". Abordou conceitos da filosofia da diferença com expressões estéticas da arte contemporânea. Foi realizada na Escola Estadual Dom José do Despraiado. Com carga horária de 10 horas-aula.






[Fotos por Maria Beatriz e Felipe Magri do Padro]





Pictofotografemas

Contando com duas linguagens, da fotografia e do desenho, esta Oficina propos interdisciplinaridade e variações múltiplas, nos processos de aprendizagem e movimentação de novos discursos. Os escrileitores foram alunos das duas escolas participantes do Projeto Escrileituras. Em cada escola, participaram 20 estudantes do primeiro e segundo anos do segundo ciclo de formação humana do Ensino Fundamental, com a carga horária de 15 horas-aula. 





[Fotos por Polyana Olini]


Educação Ambiental: uma cena improvisada

O teatro como espaço de criação nega o domínio da palavra ordenada, diretiva, imposta sobre a encenação, rompendo o pretenso vínculo necessário entre o roteiro e a cena, e dando lugar à ação criativa.  Esta Oficina destina-se a escrileitores de 8 a 12 anos.


Cartas


A oficina inspira-se na noção de envio, ideia que, não poderia ser diferente, surgiu de outras leituras, especialmente de trechos de cartas escritas por Antonin Artaud e publicadas nos volumes II e III de Cartas desde Rodez. Foi realizada na Escola Estadual Paciana Torres de Sant'ana em dois movimentos: o primeiro, com  quatro turmas do 9º ano e o segundo, com os professores da escola, com carga horária de 10 horas-aula. 







 


[Fotos por: Carlos Augusto dos Santos]

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