quinta-feira, 1 de março de 2012

Escrileituras na UFMT


O projeto de pesquisa "Escrileituras: um modo de ler e escrever em meio à vida" insere-se no Programa Observatório da Educação CAPES/INEP e tem como coordenadora a Profª Drª Sandra Mara Corazza. 

Tal projeto se organiza em quatro núcleos, em diferentes universidades no Brasil, quais sejam: UFRGS, UNIOESTE, UFPel e UFMT. O Núcleo Escrileituras na UFMT é coordenado pelo Prof. Dr. Silas Borges Monteiro e conta com a participação de membros do Grupo EFF (Estudos de Filosofia e Formação), do Instituto de Educação da UFMT.A atuação junto a escolas da rede pública “é inscrita por uma via de experimentações de leitura-escritas, compreendidas como possibilidade de efetuações do pensamento."¹ Ao propor oficinas que provoquem os participantes à criação do novo, às potências estéticas do pensamento, aos movimentos do corpo, o projeto se concretiza como processo de “Pesquisa, Criação e Inovação"².Assim, tomamos a produção dos participantes como possibilidade de inauguração de novas formas de ler-escrever, como jogo de perceptos, afectos, conceitos e funções na leitura e na escrita, a partir de conexões inusitadas do pensamento. Ainda, consideramos a vida posta no texto, com abertura à desejável tradução pelo escritor-leitor.As oficinas do Núcleo da UFMT têm provocado a transcriação junto a estudantes de graduação da universidade, bem como junto a professores e estudantes das Escolas Estaduais Dom José do Despraiado e Paciana Torres de Santana. Nestes espaços, “ter, como projeto, oficinar o ler-escrever em meio à vida tem sido novo aprendizado, meio ao estilo de Nietzsche. Inicialmente, tivemos “de aprender a desaprender, para afinal, talvez muito tarde, alcançar ainda mais: mudar de sentir”³. 

Assim como os blogs e páginas de internet já existentes dos outros núcleos, mostramos aqui e a todos o desenvolver do projeto na Universidade Federal do Mato Grosso: os eventos, os gestos, os rastros e textos produzidos pelos integrantes do grupo.

Vanessa Proença e Heloise Costenaro (Bolsistas de Iniciação Científica)
Profa. Ms. Emília C. L. Biato (doutoranda) e Prof. Dr. Silas B. Monteiro


_____________________________________________________________
1 DALAROSA, Patrícia Cardinale. “Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida.” In: HEUSER, Ester Dreher. (org.) Caderno de notas I: projetos, notas & ressonâncias. Cuiabá: EdUFMT, 2011, p. 15-30.
2 CORAZZA, Sandra Mara. Notas. In: HEUSER, Ester Dreher. (org.) Caderno de notas I: projetos, notas & ressonâncias. Cuiabá: EdUFMT, 2011, p. 31-96.
3 MONTEIRO, Silas Borges. Notas | Siglas | Sons. In: HEUSER, Ester Dreher. (org.) Caderno de notas I: projetos, notas & ressonâncias. Cuiabá: EdUFMT, 2011, p. 99-110.





Nenhum comentário:

Postar um comentário